ASSOBRAFIR Ciência
https://assobrafirciencia.org/article/doi/10.47066/2177-9333.AC.2019.0001
ASSOBRAFIR Ciência
Editorial

A RETOMADA DO CENÁRIO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Daniela Bassi Dibai

Downloads: 0
Views: 427


A ASSOBRAFIR Ciência, após um processo de reestruturação, retoma suas atividades com a máxima excelência e, no momento em que a Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Intensiva têm se destacado, mais uma vez, agora devido à pandemia de COVID-19, que assola o Brasil e o mundo.

Em mais um período histórico para a Fisioterapia, a Diretoria da ASSOBRAFIR, juntamente com o Corpo Editorial repaginado, retoma seu trabalho, para que a revista científica oficial desta associação cresça e atinja o reconhecimento merecido, almejando, ainda, a sua possível internacionalização.

Estamos confiantes de que esta conquista será possível, pois acreditamos no trabalho árduo dos autores, que submetem artigos relevantes e de qualidade científica; revisores que dedicam tempo para pareceres consistentes e úteis na seleção e aprimoramento dos artigos; e, ainda, os editores que, com certeza, contribuem para a melhoria contínua da política editorial da Revista.

Ainda, neste momento, mais do que nunca, fica evidente a necessidade de tomadas de decisões ou práticas baseadas em evidências científicas (PBE). Tais práticas são essenciais para que os profissionais de saúde ofereçam assistência de qualidade e, consequentemente, melhores resultados aos pacientes1. Assim, a ASSOBRAFIR Ciência tem, como missão, colaborar com a publicação de evidências consistentes, sempre no esforço de que os profissionais possam delas se apropriarem e as utilizarem em seu cotidiano.

Adicionalmente, promover e implementar a PBE, bem como as habilidades associadas na prática clínica são essenciais, também, à segurança do paciente.2 Por fim, a ASSOBRAFIR Ciência agradece o interesse de todos os autores pela revista, os quais, respeitosamente, compreenderam e aguardaram a publicação de seus estudos. Seguimos juntos e, cada vez, mais fortes.

Por fim, e não menos importantes, os sinceros agradecimentos à Diretoria Científica da ASSOBRAFIR, pelo apoio, colaboração, suportes financeiro e científico, sem os quais, seria inviável a publicação de mais este volume da ASSOBRAFIR Ciência.

Referências

1. Saunders H, Gallagher-Ford L, Kvist T, Vehviläinen-Julkunen K. Practicing Healthcare Professionals’ Evidence-Based Practice Competencies: An Overview of Systematic Reviews [Internet]. Vol. 16, Worldviews on Evidence-Based Nursing. Blackwell Publishing Ltd; 2019 [cited 2020 Jul 22]. p. 176–85. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31074582/

2. Patelarou A, Kyriakoulis KG, Stamou AA, Laliotis A, Sifaki- Pistolla D, Matalliotakis M, et al. Approaches to teach evidence-based practice among health professionals: an overview of the existing evidence. Adv Med Educ Pract [Internet]. 2017 Jul [cited 2020 Jul 22];Volume 8:455–64. Available from: /pmc/articles/PMC5508813/?report=abstract

5f6cf8620e8825275d97b914 assobrafir Articles
Links & Downloads

ASSOBRAFIR Ciência

Share this page
Page Sections