ASSOBRAFIR Ciência
https://assobrafirciencia.org/article/5f6de6690e8825237997b914
ASSOBRAFIR Ciência
Editorial

Editorial

Fabio Pitta

Downloads: 0
Views: 411


A apresentação de um trabalho de pesquisa em um evento científico tem como objetivo avançar em novos conhecimentos e hipóteses, que eventualmente dão origem a artigos científicos completos, criteriosamente e idoneamente avaliados por pares. A apresentação e discussão em um evento científico permite a divulgação, troca de experiências e aprimoramento científico do trabalho. Portanto, estes trabalhos científicos podem ser o embrião dos avanços e conceitos que devem nortear a nossa prática clinica profissional. Tais trabalhos são também muitas vezes o fruto da dedicação pesquisas realizadas na graduação ou na pós-graduação, assim como são comumente a porta de entrada para uma carreira de pesquisa e docência, como foi o meu caso e de tantos outros colegas. Além disso, podem tratar-se também de momentos de crescimento pessoal e profissional, trazendo novas experiências e “agregando valor” aos autores e ouvintes/leitores.

Desta forma, é importante valorizar o papel vital da ASSOBRAFIR em relação à organização e execução de eventos técnicos e científicos que permitem a reunião de profissionais e acadêmicos, em especial aqueles que atuam na Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva no Brasil. Estes eventos possibilitam a aproximação com a sociedade, o desenvolvimento e a inovação. E principalmente, é importante também valorizar o esforço para realização do trabalho representado em cada resumo científico, por cada autor e cada grupo de pesquisa.

No presente suplemento da revista ASSOBRAFIR Ciência encontram-se os anais dos seguintes eventos realizados pelas Regionais e Núcleos da ASSOBRAFIR, a saber:

a) IV Jornada Piauiense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (IV JOPIFIR);

b) III Jornada Cearense de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e em Terapia Intensiva (III JOCEFIR);

c) IV Jornada de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e em Terapia Intensiva do Cariri (IV JOFIRI);

d) XVI Jornada Catarinense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (XVI JOCAFIR);

e) II Congresso Centro-Oeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (II CENTROFIR) e I Jornada Pantaneira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (I JOPANFIR);

f) II Congresso do Sudeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (II SUDESFIR) e VI Congresso Carioca de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (VI Congresso Carioca);

g) X Congresso do Sul-Brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (X SULBRAFIR);

h) V Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (V CONEFIR);

i) I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Respiratórios do Sono (I SONOFIR);

j) VII Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (VII COPEFIR).

Parabéns a todos os apresentadores, autores e organizadores, e viva a ciência e a fisioterapia brasileiras!!

Prof. Fabio Pitta
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

5f6de6690e8825237997b914 assobrafir Articles
Links & Downloads

ASSOBRAFIR Ciência

Share this page
Page Sections